Famílias de comunidades rurais recebem 90 mil alevinos

Famílias agricultoras de comunidades rurais dos municípios de Camaçari, Dias d’Ávila e São Sebastião do Passé receberam 90 mil alevinos de tilápia. A ação foi realizada pela equipe técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua no Território Metropolitano de Salvador, em parceria com a Bahiapesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

As entregas foram realizadas na sexta-feira (18), na Comunidade Santa Rita, em Camaçari; Comunidade 3 de Abril, em São Sebastião do Passé; e no Assentamento Nova Panema, em Dias d’Ávila; com a participação de técnicos da Bahiater/SDR e da Bahiapesca/Seagri e de engenheiros agrônomos que orientaram o público beneficiário.

De acordo com Marines Santos, coordenadora da Bahiater, no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Território Metropolitano, a ação desenvolvida com a piscicultura proporcionará a diversificação de atividades, aumentando a renda familiar, além de inserir mais uma fonte de proteína animal para as famílias envolvidas. “A criação de peixes fortalece a piscicultura e as outras políticas públicas do Governo do Estado para a agricultura familiar no território”, afirmou.

Luciana Carvalho, da Associação dos Produtores Rurais de Camaçari, destacou que, além de contribuir para o consumo das famílias, a expectativa é gerar renda para as famílias. “Como vai ajudar! Temos em nossa comunidade mais de 30 tanques para a criação de peixes e este é o segundo ano que recebemos. Tem nos incentivado a produzir mais, fora que podemos potencializar a venda que antes ficava restrita ao consumo e ainda começamos nossa feirinha todo primeiro domingo de cada mês”.

De acordo com Maria Tereza Rodrigues Souza, da comunidade Taquipe de São Sebastião do Passé, os peixes servem tanto para o consumo, quanto para melhorar a renda da família. “Muito bom a gente receber a doação, que chegue para outras famílias, assim como chegou para mim”, disse.

Ater

No Território Metropolitano de Salvador, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) está sendo ampliado, com a Chamada Pública Ater Mulheres, da Bahiater/SDR, e recebendo novos investimentos para o apoio a diversos projetos voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional, que geram renda para a agricultura familiar e promovem o desenvolvimento nos municípios.

A distribuição dos alevinos ocorreu seguindo todas as normas e orientações dos órgãos oficiais de Saúde para o período de pandemia do novo coronavírus.

Yuri Anderson

Bacharel em Comunicação social com habilitação em Jornalismo, formado em Jornalismo Digital. Possui experiências no ramo digital, onde atuou nas editorias de petróleo, gás, energia, onshore, offshore, saúde e policial. Entusiasta do universo da moda masculina e questões de masculinidades. Atualmente trabalha como gestor de mídias e redator na Redação Com Dendê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: