Obras das policlínicas de saúde em Salvador entram em fase final

Em fase final de obras, as Policlínicas de Saúde que estão sendo construídas pelo Governo do Estado nos bairros de Escada e Narandiba, na capital baiana, devem ser concluídas em março. Para a entrega das duas unidades, estão sendo investidos cerca de R$45 milhões entre obras e equipamentos.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), nas policlínicas, serão oferecidas consultas especializadas em Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia e Ortopedia. Ainda há especialidades não-médicas como Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicólogo e Nutricionista.

Entre os exames que serão oferecidos estão ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, raio-x, e tomografia. Na unidade de Escada será oferecido ainda serviço de fisioterapia e em Narandiba estará disponível exame de Ressonância Magnética.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que conforme acordo firmado entre o Estado e a Prefeitura Municipal de Salvador, após a conclusão das obras, o equipamento de saúde será cedido pela gestão estadual à Secretaria da Saúde do Município de Salvador. “É mais um reforço na área da saúde que o Estado está fazendo em Salvador”, destacou ao Sesab.

A moradora de Narandiba Leide Miranda conta que não vê a hora de a Policlínica começar a funcionar. “Vai ser de uma grande utilidade pra todos, inclusive pra mim, que dependo do SUS [Sistema Único de Saúde] para ter atendimento”. Ela ainda comemora o fato de a unidade ficar ao lado do pequeno salão de beleza do qual é dona. “Já tenho quatro meses neste ponto aqui. Vi essa obra subir. Tenho certeza que, além de trazer saúde, vai chamar mais clientela para mim”, comemorou.

Além dela, o morador Gabriel Souza Santos aprova a instalação da unidade.

“Saúde é o que mais a gente precisa neste momento. Pela qualidade que estamos vendo, até pensei que seria uma clínica particular. Agora já sei que o atendimento será pelo SUS e todos nós seremos beneficiados”, afirma ele.

Carolina Neiva

Carolina C. Neiva estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Tecnologia e Ciências (UNIFTC). Tem como lema e compromisso dar voz e ser voz da sociedade. Atualmente atua como redatora voluntária do Portal de Notícias Redação com Dendê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: