Prefeitura de Camaçari alerta para crescimento em internamentos em UTI e novos casos da Covid-19

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari voltou a alertar a população para o novo crescimento de casos da Covid-19, e também do aumento no número de internamentos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no município.

Nos últimos 10 dias, foram confirmados 464 novos casos da Covid-19 na cidade. Só na última quarta-feira (19) foram 74 novos casos, mostrando uma curva crescente que torna mais forte o sinal de alerta.

Conforme a Sesau, nos últimos 10 dias, foram feitos 56 pedidos de internamento em leitos de UTI, uma média de 5,6 pedidos por dia. Há 10 dias, esse número era inferior a um por dia. No dia 8 de maio a ocupação dos leitos de UTI era de 50%. A partir daí, começou a subir e desde o dia 11 de maio está com 100% de ocupação.

“Desde o primeiro momento que começaram as flexibilizações eu tenho dito que não podemos relaxar nas medidas preventivas, evitando aglomerações, usando máscara a todo instante e o álcool em gel a 70%. Pois, uma terceira onda da pandemia é possível de ocorrer, caso cada cidadão não faça a sua parte. E os números dos últimos 10 dias tornam o sinal de alerta mais forte”, pontuou o secretário da Saúde, Elias Natan.

Para o secretário, somente a vacinação em massa é capaz de vencer a pandemia. “Reafirmo minha fala de que, enquanto não avançarmos na vacinação em massa, não podemos baixar a guarda nas medidas preventivas. Aqui em Camaçari estamos prontos para vacinar nossa população, dependendo apenas de recebermos doses suficientes”, destaca.

Na última terça-feira (18) foram vacinadas mais de duas mil pessoas em Camaçari. “Até aqui já vacinamos 40.922 pessoas em primeira dose. Esse número poderia ser o triplo se tivéssemos recebido vacinas suficientes. Por isso, peço mais uma vez ao Estado que, junto ao Ministério da Saúde, envie mais doses para Camaçari, a fim de ampliarmos ainda mais nossos pontos de vacinação e avançarmos na imunização da nossa população”, ressalta Elias Natan.

Vale destacar, que Camaçari está dentro do consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19. Porém, até o momento, nenhum município ou Estado teve autorização para compra das vacinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: