Funceb abre inscrição para a 7ª edição da Residência Artística para Escritores

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) está com inscrições abertas para o edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar, localizado em Itaparica. Em 2020, não foi viável a realização do projeto por conta dos impactos da pandemia da Covid-19.

Em 2021, será realizada a 7ª edição desta parceria com o Instituto Sacatar, que dará sequência aos concursos realizados nos anos anteriores. A residência artística será realizada no período de 23 de agosto a 15 de outubro de 2021.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e acontecem de 15 de junho a 30 de julho de 2021. Para se inscrever, a pessoa interessada deve enviar mensagem para o e-mail: literatura.funceb@funceb.ba.gov.br, com o assunto Inscrição – Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar.

Na mensagem deve conter uma Carta de Intenção em uma lauda, explicando o interesse em realizar a residência no Instituto Sacatar e a relação do projeto com uma residência artística e/ou com o Instituto Sacatar. Além do formulário de inscrição preenchido.

Todo o procedimento prévio de realização da Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar se dará de forma virtual. A realização do Edital, sua divulgação, inscrições e processo de seleção são etapas realizadas sem a necessidade de encontros presenciais, o que permite sua condução, ainda que dentro desta realidade de restrições em razão da pandemia da Covid-19 vivida em 2021.

Residência

A Residência Artística acontece de forma presencial, seguindo as medidas de segurança, cuidados e protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), garantindo um maior nível de segurança aos residentes e à própria equipe do Instituto Sacatar, como testagem para Covid-19 custeada pela instituição e recepção de um número inferior à capacidade do Instituto.

A ação visa incentivar a qualificação de artistas da palavra com estímulo à produção literária baiana. No período de Residência Artística, que acontecerá de 23 de agosto a 15 de outubro de 2021, o Instituto Sacatar ficará responsável por disponibilizar para o/a escritor/a selecionado/a uma suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto.

Além de todas as refeições, custear a testagem para a Covid-19 do artista selecionado, bem como cumprir os protocolos sanitários necessários para garantir um maior nível de segurança aos residentes e à própria equipe do Instituto Sacatar. Ao escritor da proposta selecionada caberá arcar com as demais despesas, como gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho.

Fonte: Ascom/Funceb

Yuri Anderson

Bacharel em Comunicação social com habilitação em Jornalismo, formado em Jornalismo Digital. Possui experiências no ramo digital, onde atuou nas editorias de petróleo, gás, energia, onshore, offshore, saúde e policial. Entusiasta do universo da moda masculina e questões de masculinidades. Atualmente trabalha como gestor de mídias e redator na Redação Com Dendê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: