Uma Viagem Pela Cultura Pop

Depois de umas semanas paradas, fiquei pensando qual ou sobre o que seria meu texto dessa semana e achei interessante escrever um indicando algo – mais especificamente – um canal do Youtube.

O canal Ora Thiago é apresentado por Thiago Guimarães, que é definido por ele mesmo como um canal em que analisa cultura pop e, através de intertextualidade – e humor – observa a relação das histórias que contamos com a vida real e questões profundas do mundo. Crio, escrevo, produzo, pesquiso, edito e animo. Tenho vasta experiência em pós-produção e estou doido pra botar minhas ideias no mundo.

E que bom que ele pode colocar essas ideias maravilhosas no mundo. O canal é repleto de análises ricas sobre a cultura pop, através de um olhar subjetivo sobre filmes, séries, revistas em quadrinhos e até novelas que crescemos assistindo, mas dificilmente percebemos como tudo isso influenciou nossa visão sobre o mundo; observando o comportamento das pessoas, o contexto no qual aquela obra está inserida e em como questões pessoais e mundiais influenciaram no desenvolvimento da mesma. E tudo isso através de uma edição foda, repleta de memes, frames e imagens, que a princípio podemos achar desconexas e sem sentindo, mas que depois vão tomando forma e se conectando.

 

Alguns vídeos que estão disponíveis no canal.

Eu era uma pessoa que não tinha nenhum interesse em ler livros e assistir filmes sobre animação ou ficção científica – visto que cresci assistindo e lendo conteúdos de fantasia e terror – , mas após conhecer esse canal, passei a gostar e consumir esses gêneros.

Eu queria poder colocar uma lista indicando alguns vídeos, mas acharia injusto devido a quantidade de conteúdos incríveis que ele produz, portanto, decidi indicar um que foi o primeiro que vi e o que me fez acompanhar o canal: “Pra que serve a morte?”, que fala sobre luto e morte, e em como tais temas são retratados na ficção, livros e histórias em quadrinhos.

Capa do vídeo Pra que serve a morte?

Por último, além do canal do youtube, ele também possui um podcast criado por ele e Jestica Correa chamado “Segunda Mão”, que está disponível no Spotify. Em linhas gerais, eles fazem uma análise sobre filmes dos anos 2000 e se vale a pena vê-los hoje em dia.

Isabel Santos

Graduada em Produção Audiovisual pela UNIJORGE. Uma contadora de histórias apaixonada por audiovisual, música e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: